quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pra Ficar Pensando Melhor


Pensando em como poderia iniciar um blog, resolvi falar de Design.

Na minha primeira aula de Moda e Comunicação, assistimos a um vídeo ao qual já conhecia e isso me deixou ainda mais entusiasmada.

O vídeo era “A Folha que Sobrou do Caderno”, produzido por Mauro Alex Rego, Alexander Czajkowski e Gabriel Costa Rodrigues, nele vemos a opinião de docentes e estudantes de design, estrutura atual do curso no Brasil, questionamentos, pesquisas e metodologias tanto por parte dos professores quanto dos alunos, o que nos faz pensar se realmente temos expectativas futuras como profissionais da área, se temos base firme de verdade para nos sustentarmos como designers. O vídeo tem o intuito de provocar, de forma que nós, estudantes de design e designers já formados, tomemos atitude para então consolidarmos o design como curso e profissão.

Poderia continuar falando sobre métodos eficazes que poderiam ser aplicados à estrutura do curso de design no Brasil ou simplesmente discordar de tudo. Mas escolhi falar de algo mais importante, eficaz e criativo, sem fugir ao tema.

Prefiro falar sobre o NDesign, o encontro nacional de estudantes de design que é feito POR estudantes do mesmo e que mais do que isso, faz acontecer!

No último dia 26, retornei do 19º NDesign, realizado esse ano em Olinda –PE. Um encontro que reuniu estudantes e profissionais da área de todos os cantinhos do Brasil, misturou sotaques, cores, opiniões, diferenças, semelhanças e mais além, misturou uma diversidade de cabecinhas criativas para juntos Ficar Pensando Melhor! E de fato, acredito que poucos foram os que não saíram pensando melhor.

Os contratempos sempre acontecem e cá entre nós, se não acontecessem a gente não iria se divertir tanto!

Mas o que realmente marcou foi a integração com a sociedade, nas oficinas de sociedade ou na repentina, a qual pintamos escolas públicas, o fato de termos tido contato direto com a sociedade mexeu com muitos de nós. Poder fazer algo por pessoas carentes, e quando falo em pessoas carentes, não me refiro a dinheiro apenas, mas a carinho e atenção. Ter visto a animação de crianças nos ajudando a colorir tudo, parar juntos pra pensar no que seria feito em cada canto das escolas e no final ver que deu certo e, ainda, ver olhinhos brilhando e sorrisos largos por ter “sua” escola com vida. Palavras eram desnecessárias diante disso.

Tivemos uma série de oficinas, balaios, palestras, DR’s, TA’s, sepA’s interessantíssimas. Por todos os lugares do alojamento víamos a criatividade registrando e confirmando que estávamos em um encontro de design.

Linhas seriam insuficientes para continuar citando tudo que vi de perto, seriam poucas para definir o que é um encontro de design e não apenas dessa forma, mas um encontro de DESIGNERS. Quebrando tabus e mostrando que não fazemos apenas “desenhinhos”, mas criamos soluções criativas o suficiente para tornarmos tudo mais bonito.

Vou concluir expondo que nós, estudantes de design do Brasil, podemos mais que isso! Que continuemos nos encontrando e crescendo juntos, deixando claras nossas opiniões, colocando a mão na massa, fazendo valer a pena e assim, teremos então a consolidação de forma justa e merecedora do Design no Brasil.

Bell Meira

2 comentários:

  1. Eu tava pensando melhor aqui e acho que uma semana é muito pouco. Podia ser um mês inteiro de encontro de estudantes. Isso seria bom demais, ai que saudades...

    Primeiro comentário do blog \o/
    Qual meu prêmio?

    beijo e boa sorte blogueira =P

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Bell, se entregue e faça a diferença! Conto sua força criativa e vontade de mudar a vida em nosso curso. Escreva sempre tudo o que achar interessante, se possível, vá postando coisas que vc vai aprendendo nas aulas com os professores...Vá em frente! Sua professora Margarete

    ResponderExcluir