quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ronaldo Fraga em João Pessoa


No dia 13 de outubro de 2009, aconteceu no Hotel Tambaú, em João Pessoa – Paraíba, uma solenidade que homenageou entre outros, o estilista Ronaldo Fraga, agraciado com a “Medalha do Mérito Turístico” pelo trabalho inspirado no artesanato em parceria com bordadeiras paraibanas, como um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento (consolidação) da moda no Brasil.

A honraria foi criada pela Assembléia Legislativa em reconhecimento às pessoas que se destacam nos trabalhos em prol do desenvolvimento turístico do Estado.

A sessão especial se iniciou pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, composta pelos deputados Dunga Júnior, Zenóbio Toscano, João Gonçalves e Iraê Lucena, ex-presidente da Parlatur e atual secretária estadual do Acompanhamento da Ação Governamental.

A noite foi regada ao som do coral Maestro Pedro Santos, formado por servidores da Casa de Epitácio Pessoa, que apresentou o Hino Nacional e em seguida um pot-pourri de músicas tipicamente brasileiras, representando cada estado do Brasil. A Paraíba foi homenageada com as músicas “Portal do Sol” e “Meu Sublime Torrão”.

Em seguida foram citados os requerimentos / resoluções concedendo as medalhas e diplomas do mérito turístico aos seus respectivos representantes. Logo após, o presidente da Empresa Paraibana do Turismo (PBTur), Rodrigo Freire, que também recebeu “Medalha de Mérito Turístico” e o deputado Dunga Júnior, deram algumas palavras de agradecimento, encerrando a honraria.

Para fechar a noite, um dos pontos altos da solenidade foi o desfile com duas coleções do estilista mineiro Ronaldo Fraga (projeto Talentos do Brasil) que usou a cultura paraibana como inspiração das mesmas, em parceria com labirinteiras, rendeiras e bordadeiras do agreste paraibano, além do uso do algodão colorido, riqueza do nosso Estado. As coleções “Para Voar” e “Flores do Agreste”, esta última desfilada em Paris, dando impulso para a cultura da Paraíba ultrapassar seus limites. “Explorando” o artesanato paraibano, tirando-o do anonimato e incentivando o crescimento do mesmo. Segundo o estilista, o foco é reafirmar a cultura, além de gerar emprego e renda. Ronaldo agradeceu o carinho, elogiou o estado e afirmou o seu amor pela Paraíba.

As coleções em tecidos leves, nas cores preto e branco, fugiam da sobriedade através dos bordados e rendas em cores que preenchiam blusas, saias soltas, vestidos, mangas e decotes, um trabalho minucioso e belo. Muito se viu de pássaros e flores cheios de vida. Faixas na cintura, costas nadador, mangas levemente “bufantes” e ainda blusas e vestidos sem mangas também fizeram parte da composição de alguns looks.

A produção do desfile deu uma derrapada ao completar o visual das modelos com penteados estruturados e cheios de volume, tendo em vista que tudo é um conjunto e os temas das coleções pediam penteados nada ousados, mas sim, leves e ingênuos, como havia pedido o estilista em forma de tranças. No mais, a maquiagem leve e as sandálias rasteirinhas de couro, bem regionais, deram o tom certo à produção. A trilha sonora escolhida a dedo por Ronaldo, foi aposta certeira, formada por músicas bem brasileiras e regionais, remetendo à inspiração paraibana e ao trabalho artesanal, além dos temas das coleções.

O evento ainda contou com uma exposição de telas do artista plástico Romero Britto, no hall do hotel.



Bell Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário